Câncer de Mama: saiba tudo sobre
O Câncer de Mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, podendo afetar também a população masculina (em menores escalas). É muito importante, portanto, se informar sobre essa doença e conhecer as formas de prevenção, sintomas e diagnóstico.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre os detalhes do câncer de mama. Tenha uma boa leitura!
O que é o câncer de mama?
O “CÂNCER DE MAMA” é a doença causada pelo desenvolvimento anormal das células mamárias, o que leva à formação de um tumor maligno. Ele pode ser desencadeado por questões ambientais, genéticas e hormonais, sendo muito importante prestar atenção aos fatores de risco.
Quais os fatores de risco do câncer de mama?
O câncer de mama possui diversos fatores de risco, mas vale lembrar que eles não são determinantes para desenvolver a doença — somente ampliam as suas chances. Assim, ao se identificar com algum desses pontos, é preciso redobrar os cuidados e ficar atento à prevenção.
Alguns dos principais fatores de risco são:
- idade acima dos 50 anos;
- histórico familiar de câncer de mama ou de ovário;
- gravidez tardia (após os 35 anos);
- menopausa depois dos 55 anos ou menstruação antes dos 12 anos;
- exposição frequente a radiação;
- alta densidade mamária;
- maus hábitos de vida (como consumir álcool, fumar e ter uma má alimentação).
Quais os principais sintomas do câncer de mama?
Os principais indícios do câncer de mama incluem:
- aparecimento de caroço ou nódulo no seio, no mamilo ou na axila;
- alterações na mama, como vermelhidão, retração ou inchaço;
- alterações no bico do peito;
- Secreção de cera ou sangue (ou ambos) no mamilo.
É importante lembrar, porém, que esses sinais também podem ser indicadores de outros problemas mamários, sendo fundamental procurar ajuda de um profissional. Quando a doença está mais avançada, os principais sintomas são:
- fadiga;
- perda de apetite;
- sangramento;
- alterações intestinais.
Como é o diagnóstico do câncer de mama?
O diagnóstico profissional é feito, principalmente, a partir da mamografia, sendo também realizado um exame físico e, se necessário, um ultrassom e uma ressonância magnética. Para a confirmação do câncer de mama, o mastologista pode solicitar uma biópsia, coletando uma amostra de tecido da região afetada para fazer análises laboratoriais.
Como prevenir o câncer de mama?
Os principais cuidados para prevenir e diagnosticar de forma precoce o câncer de mama incluem:
- fazer os exames de prevenção anuais (ou semestrais, para as pacientes de maior risco);
- manter o acompanhamento regular com seu mastologista;
- fazer mensalmente o autoexame de mama, observando o aspecto, a textura e as sensações de cada um dos seios.
Para além disso, faz toda a diferença cultivar um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação, a prática adequada de atividades físicas e a eliminação de hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Tomar sol diariamente e evitar o consumo de hormônios (como os anticoncepcionais) também é muito importante para se resguardar.
Quais os tratamentos indicados para o câncer de mama?
A principal intervenção para o câncer de mama é a cirurgia para a remoção do tumor, sendo que a porção do seio afetada depende do grau da doença e de quanto o câncer se espalhou. O tratamento pode ser conciliado, ainda, com práticas como a quimioterapia, a radioterapia é a terapia hormonal, entre outras.
O tipo de cirurgia e as demais medidas adotadas dependem do grau da doença, do subtipo do câncer, da saúde geral da paciente e das suas preferências pessoais. O câncer de mama traz efeitos emocionais consideráveis, sendo fundamental tratá-lo de forma humanizada e respeitar a individualidade da mulher.
Essas são as principais informações sobre o câncer de mama. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado.
Se ficou com alguma dúvida ou identificou algum sintoma, não deixe de entrar em contato e marcar um horário com o Dr. Daniel Gallo. Estamos à sua disposição!
Leia também: