Cirurgia Oncoplástica e o resgate da autoestima
A Cirurgia Oncoplástica é um procedimento de grande importância para as pacientes com câncer, ajudando não somente no tratamento da doença, como também no seu bem-estar biopsicossocial.
No conteúdo de hoje vamos falar mais sobre a relação dessa operação com o resgate da autoestima, da autoimagem e da alta confiança das mulheres. Tenha uma boa leitura!
O que é a cirurgia oncoplástica?
A “CIRURGIA ONCOPLÁSTICA” é um procedimento realizado para a remoção do tumor, juntamente com a restauração da mama da paciente, combinando técnicas da cirurgia oncológica com a mamoplastia.
Quando essa combinação é possível, ela proporciona uma melhor recuperação, maior segurança e bem-estar para a mulher, já que dispensa a necessidade de se expor a duas cirurgias distintas. O procedimento também favorece os métodos complementares do tratamento, como a radioterapia.
Como é feita a cirurgia oncoplástica?
A cirurgia oncoplástica deve ser feita por um profissional que entenda tanto da cirurgia oncológica quanto da cirurgia plástica das mamas, podendo também ser realizada em equipe, com dois especialistas. As técnicas utilizadas dependem do tamanho dos seios, da região afetada pelo tumor e das condições de saúde geral da mulher.
A intenção é retirar o tumor e reconstruir a mama logo em seguida, podendo ser necessária a remoção parcial ou total do seio. É essa remoção que determina como a reconstrução se dará, podendo utilizar, por exemplo, enxertos de tecidos de outras partes do corpo, telas, extensores ou próteses de silicone.
O maior foco da cirurgia deve ser a remoção do tumor e a saúde da paciente, mas também é considerado o seu desejo pessoal e a sua autoimagem. O procedimento pode deixar cicatrizes e, em algumas situações, indicar a redução do tamanho da mama saudável, de modo a igualar a simetria entre os seios.
Como a cirurgia oncoplástica contribui para a autoestima da mulher?
As mamas têm um importante papel na sexualidade e na ideia de maternidade das mulheres, podendo ter uma grande influência na sua autoimagem, autoestima e autoconfiança. Quando um dos seios precisa ser operado para a remoção de um câncer, além de todos os desafios e impactos do tratamento, a mulher ainda precisa lidar com as mudanças em sua imagem corporal e em sua percepção de si mesma.
É comum passar por um período de crise de identidade ou mesmo de negação do próprio corpo, com dificuldades para se olhar no espelho, se tocar ou seguir com suas atividades normais —mesmo obtendo bons resultados no tratamento. A cirurgia oncoplástica, portanto, ajuda a transformar esse cenário a partir da restauração da imagem das mamas.
Mesmo quando os seios não ficam exatamente como eram antes, a cirurgia permite uma nova harmonização, que traz maior conforto para a autopercepção da mulher. Assim, ela se sente mais disposta para lidar com o restante do tratamento e seguir com seus planos e atividades posteriormente.
É muito importante contar com um bom especialista para realizar a cirurgia oncoplástica. Além de procurar um médico com boa formação e ampla experiência, valorize um profissional que escuta suas demandas e respeita sua individualidade.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Para mais informações, agende um horário com o Dr. Daniel Gallo e venha conversar!
Leia também: