Como diferenciar glândulas mamárias de nódulos?
O autoexame das mamas é um cuidado fundamental para a saúde das mulheres. Ele ajuda a identificar anormalidades que podem apresentar algum risco, permitindo tratá-las antes que se agravem. Um equívoco que pode acontecer nesse momento, porém, é a confusão das Glândulas Mamárias com nódulos, gerando dúvidas e inseguranças na paciente.
No conteúdo de hoje você vai aprender a diferenciar essas duas estruturas, identificando com facilidade o que pode ser um risco para a saúde ou não. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o autoexame das mamas?
Antes de explicar a diferença entre tais estruturas, é importante comentar sobre o momento em que essa dúvida costuma surgir. O autoexame é uma prática de prevenção que deve ser feita por todas as mulheres — especialmente no grupo de risco para o câncer de mama.
Trata-se de uma observação mensal que você pode fazer sozinha, analisando a aparência e a sensibilidade dos seios. É preciso apalpar e observar as mamas de pé (em frente a um espelho) e deitada, averiguando colorações, caroços, dores ou sensações incomuns.
Se notar algum sinal, é preciso se consultar com um mastologista. Durante essa observação, a percepção das glândulas mamárias pode se confundir com um caroço (nódulo), sendo importante diferenciá-los.
O que são nódulos e glândulas mamárias?
As glândulas são estruturas naturais do corpo da mulher, sendo as responsáveis pela produção de leite durante a gestação. Elas são constituídas por tecido adiposo, podendo ser sentidas com o toque ao apalpar as mamas.
Os nódulos, por sua vez, são caroços anormais que indicam alguma alteração no organismo. Eles podem advir de tumores, alterações hormonais, infecções e inflamações, sinalizando que há algo a ser investigado. Os nódulos ainda podem aparecer e desaparecer de acordo com o ciclo menstrual.
Como diferenciar os nódulos e as glândulas mamárias?
Assim como as glândulas mamárias, os nódulos podem ser sentidos na pele ao realizar o autoexame. Essas duas estruturas, porém, trazem algumas diferenças de percepção:
- os nódulos são caroços arredondados — formato que não é tão perceptível nas glândulas mamárias;
- as glândulas ficam conectadas entre si, enquanto os nódulos costumam aparecer sozinhos ou separada;
- as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos;
- os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.
É muito importante que você conheça bem o seu corpo e as suas características, para saber distinguir aquilo que não é o seu natural. Se ficar com alguma dúvida entre os nódulos e as glândulas mamárias, o melhor a se fazer é procurar um mastologista.
Não deixe de fazer o autoexame mensalmente para se conhecer melhor e garantir a sua segurança! Observe com atenção todas as características dos seios, para poder diferenciar os nódulos e as glândulas mamárias.
Se ficou com alguma dúvida sobre essa diferenciação, não deixe de agendar uma consulta com o Dr. Daniel. O médico orientará sobre os detalhes do autoexame e os cuidados a se tomar.