Como é a dor de quem tem câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Assim como os outros tipos, ele é o resultante de uma disfunção celular que faz determinadas células do nosso corpo crescerem e se multiplicarem desordenadamente, formando um tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso, história familiar, mutação genética e ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 são fatores de risco da doença. No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem o tumor sem apresentar causas identificáveis.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas. Esses sinais devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A mamografia é a radiografia das mamas feita por aparelho de Raios-X (mamógrafo). O exame é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável. A confirmação do câncer de mama só é feita pelo exame histopatológico (biópsia).As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).
Está buscando um especialista? O mastologista Dr. Daniel Gallo possui 20 anos de experiência na área!