Entenda a constante “GANGORRA” dos hormônios femininos
Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher. Estas mudanças geralmente são causadas pelo ciclo menstrual, hora do dia, fatores emocionais, estado de saúde, menopausa, uso de alguns medicamentos, estresse e gravidez.
Os estrogênios são responsáveis pela regulação do ciclo hormonal durante a idade fértil. Na puberdade eles estimulam o desenvolvimento dos seios e a maturação do aparelho reprodutor e alteram a distribuição da gordura do corpo na mulher, geralmente depositado em torno do quadril, nádegas e coxas.
A progesterona também é responsável por regular o ciclo menstrual, mas também prepara o útero para receber o óvulo fertilizado, por isso é muito importante na gravidez. Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação e, na gravidez, mantêm-se altos para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo. Se não houver gravidez os vários deixam de produzir este hormônio, levando à destruição do revestimento do útero e à eliminação deste resíduo através da menstruação.
As alterações hormonais podem pôr em risco a saúde, por isso é importante acompanhá-las através de exames de sangue e ultrassonografia pélvica. Na menopausa a produção de hormônios abaixa e pode ser necessário haver reposição hormonal para o bem-estar da mulher.
Marque uma consulta com o profissional de ginecologia clicando aqui e saiba mais sobre as suas alterações hormonais.