Ginecologista: quais são as principais doenças tratadas por ele?
O ginecologista é o médico especialista no aparelho reprodutor feminino, acompanhando as pacientes desde a sua primeira menstruação. Esse profissional realiza check-ups para garantir a qualidade de vida, acompanha questões relacionadas à vida sexual, realiza tratamentos para a fertilidade e, claro, atua na prevenção e no tratamento de doenças ginecológicas.
Existem diferentes questões que podem acometer os ovários, o útero e a cavidade uterina, entre as outras estruturas do aparelho reprodutor. Continue a sua leitura e conheça as principais doenças tratadas pelo ginecologista!
Síndrome do Ovário Policístico (SOP)
A SOP se caracteriza pela existência de uma grande quantidade de folículos no ovário, provocando dores e outras alterações na paciente. Seus principais sintomas incluem a irregularidade dos ciclos menstruais, a dor na menstruação, a dor pélvica e o surgimento excessivo de pelos e acne nas mulheres, podendo interferir também na sua fertilidade.
O tratamento desses sintomas pode ser feito a partir da recomendação de anticoncepcionais, que afetarão as taxas de hormônio no organismo e controlarão os efeitos da SOP. Quando a intenção é promover a fertilidade, porém, o tratamento mais indicado é a cirurgia laparoscópica para a remoção dos cistos.
Endometriose
A Endometriose é outra doença muito comum no consultório de um ginecologista. Ela se caracteriza pela presença do endométrio — tecido que reveste o interior do útero — fora da cavidade uterina, afetando estruturas como os ovários, as trompas de Falópio e até mesmo a bexiga e o intestino.
A Endometriose pode aparecer com várias intensidades e ser assintomática, sendo percebida por acaso em algum exame. Quando ela apresenta sintomas, porém, os mais frequentes são a dor durante a relação sexual, a dor abdominal ou a dor intensa ao longo da menstruação, o aumento do sangramento menstrual e a infertilidade.
O tratamento da Endometriose pode consistir no uso de medicações — para controlar seus sintomas — ou na cirurgia laparoscópica — para a remoção dos seus focos. Essa operação é minimamente invasiva, mas é importante lembrar que seus efeitos podem ser temporários, visto que a Endometriose não tem cura.
Miomas uterinos
Os miomas uterinos são tumores benignos que aparecem na região do útero, afetando uma grande quantidade de mulheres a partir dos 30 anos de idade (na maioria das situações). Esses tumores podem ser assintomáticos ou apresentar sinais como a dor durante o sexo, uma vontade frequente de urinar, o aumento do sangramento menstrual, intensas cólicas menstruais ou o inchaço da região abdominal.
O tratamento dos miomas pode ser medicamentoso, para controlar os seus sintomas, ou pode envolver a remoção por meio da cirurgia minimamente invasiva. Essa operação poderá remover somente o tumor — quando a paciente ainda quer engravidar — ou o útero de uma forma completa, prevenindo contra o aparecimento de novos miomas.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
As IST’s são infecções provocadas por vírus ou bactérias, entre outros microorgsnismos, que são transmitidos a partir do contato sexual. Alguns dos exemplos mais conhecidos são o HPV, a Clamídia e a Gonorreia.
Os seus sintomas dependerão da causa da infecção, podendo envolver questões como a coceira na região vaginal, a dor durante a relação sexual, o surgimento de verrugas (na boca, na virilha ou na vagina) e o corrimento vaginal. O tratamento também será variável, podendo incluir antibióticos orais, injeções intramusculares ou mesmo cirurgia para a remoção das lesões.O ginecologista é o responsável pela definição do melhor tratamento para cada doença, levando em consideração os detalhes de cada caso e as particularidades da paciente. Se você sente algum dos sintomas mencionados até aqui, não deixe de agendar uma consulta com o Dr. Daniel para fazer uma avaliação!