Mastologia e Ginecologia: entenda a diferença
A Mastologia e a Ginecologia são especialidades médicas extremamente importantes para a saúde da mulher. Os seus profissionais atuam na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida em diferentes fases da vida, garantindo a segurança das pacientes e respeitando as suas particularidades.
No conteúdo de hoje você vai conhecer as diferenças entre essas duas áreas de atuação, compreendendo quando agendar uma consulta com um ginecologista ou com um mastologista. Tenha uma boa leitura!
O que é a Mastologia?
A Mastologia é a área da medicina responsável pelo cuidado com as glândulas mamárias, atendendo a homens e a mulheres para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de complicações nas mamas. As doenças femininas são mais recorrentes para essa especialidade, mas o público masculino também pode precisar da ajuda desse profissional.
O mastologista trata questões como dores, inchaços, infecções e inflamações mamárias, além do surgimento de nódulos nas mamas, assimetrias e, claro, o conhecido câncer de mama. O médico tem a função de identificar os melhores processos preventivos para cada paciente, realizar o diagnóstico dessa doença e direcionar o tratamento — cirúrgico ou medicamentoso — desse tumor. Para além disso, o mastologista também pode participar de cirurgias plásticas para alterações nas mamas e de tratamentos obstétricos, voltados para a amamentação.
Quando procurar um mastologista?
A partir dos 35 anos de idade, toda mulher deve se consultar com o seu mastologista anualmente para realizar um check-up de prevenção. O médico solicitará exames como o ultrassom e a mamografia, para analisar a saúde das mamas e identificar possíveis alterações.
Essa frequência pode aumentar quando a paciente possui histórico familiar de câncer de mama, quando teve a menstruação precoce ou tardia ou quando houverem outros sinais que a coloquem no grupo de risco para o câncer. Além disso, é importante procurar pelo mastologista caso se percebam alterações visuais ou na sensibilidade das mamas, como o aparecimento de caroços, dores, manchas ou inchaços.
O que é Ginecologia?
A ginecologia é a área responsável pelo aparelho reprodutor, acompanhando as pacientes desde a primeira menstruarão até depois da menopausa. O profissional identifica e previne doenças nas estruturas reprodutivas (como o útero, as tubas uterinas e os ovários), promove a qualidade de vida durante os ciclos menstruais, realiza tratamentos voltados para a fertilidade e acompanha a paciente ao longo da gravidez — em conjunto com a obstetrícia. Entre as principais doenças tratadas por esse especialista podemos citar:
- a Síndrome do Ovário Policístico (SOP);
- o surgimento de miomas, nódulos e pólipos na região uterina;
- a Endometriose Profunda;
- as Infecções Sexualmente transmissíveis (IST’s).
Quando procurar por um ginecologista?
As mulheres devem realizar consultas anuais para o check-up ginecológico desde a sua primeira menstruação, sendo que essa frequência também pode aumentar para as pacientes com maiores riscos ou com condições mais graves. Esse check-up consiste em uma série de exames — como o Papanicolau e exames sanguíneos — para a identificação de problemas que, muitas vezes, não apresentam sintoma nenhum.
A consulta com o ginecologista também deve ser agendada para a definição dos melhores métodos contraceptivos para cada mulher, para receber orientações quanto à prática sexual, para engravidar com segurança e com o máximo de qualidade de vida ou para tratar as causas da infertilidade. Procure esse especialista, por fim, caso sinta quaisquer sintomas como coceiras, corrimentos, dores durante as relações sexuais, alterações na aparência da vagina e alterações no fluxo menstrual.A Ginecologia e a Mastologia são áreas que se complementam para promover a saúde feminina de uma maneira integral. Para otimizar ainda mais o seu acompanhamento, você pode procurar um profissional que seja especialista em ambas as áreas! Agende uma consulta e venha conhecer o trabalho do Dr. Daniel Gallo.