Mastologista: o que faz um especialista em mamas?
O acompanhamento com um mastologista faz toda a diferença para a saúde da mulher. Esse profissional, porém, ainda não é tão conhecido quanto o ginecologista ou o obstetra, apesar de também contribuir para as futuras mamães.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse especialista e quando procurá-lo para um atendimento. Tenha uma boa leitura!
Quem é o mastologista?
O mastologista é o médico que se especializou nos cuidados das glândulas mamárias, conduzindo diagnósticos e tratamentos referentes às mamas. Esse profissional pode tratar infecções, inflamações, problemas decorrentes da gestação, nódulos e, claro, o conhecido câncer de mama, entre outras demandas.
Ao contrário do que muitos pensam, o mastologista também pode atender à população masculina. Ele cuida do crescimento exacerbado das mamas nos homens (ginecomastia), por exemplo, e do surgimento de câncer mamário, já que esse público também pode desenvolver tal doença.
O mastologista atua, ainda, em uma equipe multidisciplinar para acompanhar certos procedimentos. Ele pode participar de cirurgias plásticas nos seios, ajudando a restaurar suas funções e a sua aparência.
Quais são os exames solicitados pelo mastologista?
Para o diagnóstico de problemas e o check-up geral da saúde das mamas, o mastologista faz uma série de avaliações. Além da anamnese no consultório e do exame clínico — com toque —, podem ser solicitados:
- exames de sangue;
- mamografia;
- ultrassonografia;
- ressonância magnética;
- biópsia.
Quais são os tratamentos realizados pelo mastologista?
O mastologista realiza dos tratamentos mais simples aos mais complexos, dependendo das demandas da paciente e das suas particularidades. Ele pode, por exemplo:
- receitar remédios para inflamações;
- oferecer orientações para um aleitamento saudável;
- realizar cirurgias para a remoção de tumores, nódulos e pólipos;
- realizar a reconstrução plástica das mamas, após o tratamento de câncer.
Quando se consultar com um mastologista?
As consultas com um mastologista devem ser feitas anualmente a partir dos 35 anos de idade, para manter um acompanhamento da saúde das mamas e prevenir complicações. O médico também pode ser procurado por pacientes mais jovens, para esclarecer suas dúvidas e aprender a fazer o autoexame mamário.
As pacientes que fazem parte do grupo de risco para o câncer de mama podem precisar de consultas mais recorrentes com esse profissional. Estão nesse grupo as mulheres que:
- têm 40 anos ou mais;
- possuem histórico familiar da doença;
- tiveram a primeira menstruação precoce ou tardia.
Para além disso, é necessário se consultar se perceber alguma alteração na aparência ou na sensibilidade dos seios. Dores, caroços e manchas, por exemplo, não devem ser ignorados.
Quando as consultas com o mastologista têm a frequência adequada e os sinais não são menosprezados, as chances de se evitar ou de curar o câncer de mama são muito maiores. É importante conscientizar as pessoas quanto ao papel desse profissional e se atentar cada vez mais à saúde dos seios.
Agora você já sabe o que faz um mastologista e quando procurá-lo! Para agendar uma consulta com o Dr. Daniel Gallo é só entrar em contato.