Quais são os Tratamentos de Câncer de Mama?
Existem diferentes tipos de Tratamentos de Câncer de Mama, que podem ser considerados ou aplicados individualmente conforme as demandas de cada caso. Conhecer as principais modalidades é importante para conversar com seu oncologista e discutir as melhores opções.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa doença e as formas de intervenção mais utilizadas. Tenha uma boa leitura!
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é o principal tipo de câncer entre as mulheres, mas também pode acometer a população masculina. Ele acontece quando as células mamárias apresentam um crescimento anormal, sendo que os carcinomas são os principais tipos de tumor formado.
Dependendo do tipo de tumor e do estágio da doença, o câncer de mama pode gerar metástases, se espalhando pelo organismo. O tratamento depende dessas condições e de uma série de outros fatores, como explicamos a seguir.
Quais são os tipos de tratamentos de câncer de mama?
A escolha do tratamento depende do estágio do tumor, do surgimento de metástases, das estruturas afetadas na mama e das condições de saúde gerais do paciente. A intervenção pode ser local — atuando apenas na região dos seios — ou pode ser sistêmica, visando o tratamento de outras partes do organismo.
As técnicas a seguir podem ser combinadas ou aplicadas de forma individual de acordo com o que for melhor para cada indivíduo. Confira os principais “TRATAMENTOS DE CÂNCER DE MAMA”.
Cirurgia
A cirurgia costuma ser o tratamento mais indicado para o câncer de mama, podendo consistir na remoção parcial das estruturas do seio (quadrantectomia) ou na remoção total (mastectomia). Depois da retirada do tumor, pode ser feito um processo chamado de oncoplastia, que utiliza técnicas da cirurgia plástica para a reconstrução mamária.
Hormônioterapia
A hormônioterapia é recomendada quando o câncer de mama é estimulado pela ação dos hormônios femininos, sendo um processo para impedir a ação desses hormônios nas células tumorais. São utilizadas medicações específicas e pode ser necessária a remoção dos ovários, dependendo da situação.
Quimioterapia
A quimioterapia consiste na administração de medicamentos, por via oral ou intravenosa, para eliminar ou impedir o crescimento das células tumorais. Ela pode ser indicada para prevenir a recidiva do câncer ou para eliminar as células não retiradas na cirurgia, por exemplo.
Radioterapia
A radioterapia consiste na utilização de radiação ionizante para quebrar o DNA das células tumorais. Ela costuma ser feita para o tratamento de metástases ou para eliminar as células restantes depois de uma operação.
Imunoterapia
A imunoterapia consiste na estimulação do sistema imunológico para combater as células do tumor. Isso é efetuado a partir do uso de medicações específicas.
Essas são as intervenções mais utilizadas para o tratamento de câncer de mama, mas é fundamental contar com um bom especialista para determinar as indicações de cada caso. O oncologista definirá os melhores procedimentos e as melhores combinações a serem realizadas.
Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se ficou com alguma dúvida, agende um horário com o Dr. Daniel Gallo e venha conversar!
Leia também: