imagem que representa a logomarca do Dr. Daniel Gallo
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Para muitas mulheres, as mamas são uma região importante, associados ao sentimento de feminilidade e que também são essenciais na vaidade e na sexualidade. 

Assim, a perspectiva de uma remoção de tumor que implique em uma mudança estrutural muito radical pode ser fonte de muito sofrimento. A cirurgia conservadora é uma possibilidade para retirar a o câncer, mas assegurando a preservação da área dentro do que o caso possibilita.

O que é a cirurgia conservadora de mama?

A cirurgia conservadora de mama consiste na retirada do tumor, mas com o máximo possível de preservação do tecido mamário. A avaliação do especialista permite delimitar se essa metodologia cabe ou não ao caso. Normalmente, essa intervenção é associada a outros procedimentos de tratamento, como a radioterapia.

Cirurgia Conservadora

Quando a cirurgia conservadora de mama é indicada?

A cirurgia conservadora pode ser uma possibilidade em casos elegíveis. A avaliação do especialista é essencial para definir se essa metodologia é viável para o seu caso.

Destacamos que as probabilidades são maiores quando o câncer é detectado em estágio inicial, especificamente nas fases I e II. O principal fator limitante é a relação entre o tamanho da mama e o volume do tumor. Por isso, é essencial a realização dos exames preventivos, como a mamografia anual a partir dos 40 anos.

Como a cirurgia conservadora de mama é realizada?

A cirurgia conservadora pode ser realizada por duas metodologias. Veja:

  • Quadrantectomia: é a ressecção de toda a região mamária que corresponde ao tumor juntamente com uma ilha de pele;
  • Setorectomia: é a ressecção do tumor e uma margem de tecido  livre de tecido canceroso.

Como é o pós-tratamento da cirurgia conservadora?

A cirurgia conservadora é um método seguro, mas apresenta um risco maior de recorrência local, isto é, a reincidência de tumor na região. Portanto existe a necessidade de uma complementação terapêutica, que é a radioterapia.

imagem que representa a logomarca do whatsapp