imagem que representa a logomarca do Dr. Daniel Gallo
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Cisto Ovariano

O cisto ovariano é caracterizado por uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, desencadeando dores pélvicas e desconfortos à vida da mulher.

Existem dois tipos principais de cistos ovarianos: funcionais e anatômicos. Os cistos funcionais ocorrem devido a um desequilíbrio na produção de hormônios femininos e são o tipo mais comum, enquanto que os cistos anatômicos ocorrem devido a um problema subjacente no ovário, como um tumor.

Por que o cisto no ovário é perigoso?

Os cistos ovarianos são perigosos porque podem causar complicações graves à saúde da mulher, mas antes é preciso entender que há duas formas da doença: a simples e a complexa.

Os cistos ovarianos simples são encontrados nos folículos de um ovário, enquanto o cisto ovariano complexo é uma coleção de líquido, detritos e células que podem se formar fora dos ovários.

A complicação mais comum dos tumores ovarianos císticos simples é a dor pélvica causada pela pressão nos nervos circundantes ou fornecimento de sangue; que pode passar despercebido por anos se não for tratado.

Os cistos ovarianos geralmente tendem a se resolver espontaneamente sem tratamento; no entanto, se eles se tornarem grandes ou dolorosos, o tratamento geralmente é recomendado.

Sintomas

Cistos ovarianos são relativamente comuns e podem causar sintomas como a mudança no ciclo menstrual regular, dificuldade em urinar, dor pélvica, alteração no humor, dor abdominal, inchaço, e algumas vezes náusea e vômito.

A princípio, a consulta ginecológica de rotina pode identificar a presença de cisto ovariano precocemente, uma vez que por meio das informações da paciente e dos exames de imagem regulares, são precisos para rastrear tais modificações no sistema reprodutor.

Tratamento para cisto ovariano

Os tratamentos mais comuns para a saúde das mulheres com cisto ovariano incluem medicação (antiinflamatória) e cirurgia (remoção de enzima laparoscópica ou evacuação cirúrgica aberta).

Após o tratamento, a maioria das mulheres experimenta uma melhora na qualidade de vida e fertilidade.

Se você estiver apresentando quaisquer sinais ou sintomas que sugiram que você possa ter um cisto ovariano, consulte seu médico para um exame mais aprofundado.

imagem que representa a logomarca do whatsapp