imagem que representa a logomarca do Dr. Daniel Gallo
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Endometriose

A endometriose é um distúrbio no qual o endométrio,  tecido que reveste o útero e outras partes do corpo, cresce em regiões onde não deveria.

A saber, é caracterizada como uma doença crônica geralmente afeta as mulheres durante seus anos reprodutivos, entre 15 e 45 anos, mas pode ocorrer em qualquer momento da vida.

Os sintomas da endometriose dependem de onde ela está localizada: região da bexiga, intestino e órgão sexual, causando dor pélvica severa.

A dor pélvica ocorre quando a endometriose cobre ou se implanta nos receptores da região da pélvis, que são pequenos nervos que enviam sinais de dor da parte inferior da coluna para o cérebro. 

Isso pode causar uma faixa de dor ao redor da pélvis que aumenta quando se realiza qualquer atividade que faça o útero se mover, como caminhar, sentar ou ter relações sexuais.

Outros sintomas podem incluir fadiga, depressão, ansiedade e infertilidade, mau humor, menstruação intensa, dor durante a relação sexual, evacuação intestinal, dor crônica, infertilidade.

A saber, a infertilidade devido à endometriose é comum, afetando cerca de 50% das mulheres, onde a necessidade de controle da doença é fundamental para que ocorra a gravidez.

Existe cura para endometriose?

Não há uma resposta definitiva sobre a cura da endometriose. No entanto, estudos recentes mostraram que há uma variedade de tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, além de melhorar os resultados da fertilidade.

Tratamento

O ginecologista especialista em endometriose, fará uma avaliação minuciosa da paciente, que inclui avaliação clínica, exames de imagem e laboratoriais.

Além disso, é considerado também, a condição de saúde da paciente, inclusive se há outra doença pré existente no sistema reprodutor feminino, de modo que o tratamento proporcione bem-estar a mulher, até a estabilização da endometriose.

Existem três tipos de tratamento para a endometriose, sendo eles, a cirurgia para remover a endometriose, a quimioterapia para matar as células cancerígenas que podem estar causando a endometriose e, por último, as terapias hormonais.

O tratamento também pode incluir a  fisioterapia pélvica, como terapia complementar, ajudando na diminuição da dor e do inchaço abdominal.

Concluindo, buscar tratamento ginecológico é fundamental para a melhora da saúde e bem-estar da mulher, evitando complicações que agravam o estado atual da doença.

imagem que representa a logomarca do whatsapp