imagem que representa a logomarca do Dr. Daniel Gallo
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Menopausa e Climatério

Desde que a mulher nasce, seu corpo passa por uma série de transformações físicas e hormonais, fazendo parte da história reprodutiva feminina.

A menarca, primeira menstruação que ocorre ainda na adolescência, seguida pelo auge do momento fértil na vida adulta, passando pelos 35 anos, onde começa a queda fertilidade, consequentemente, dos hormônios responsáveis pela gravidez.

Por fim, a fase final do ciclo reprodutivo, que acontece entre 40 a 50 anos, marcado pela queda dos hormônios e pela última menstruação, transições conhecidas como climatério e menopausa.

A definição de climatério

O climatério é uma fase em que os hormônios começam a diminuir e essas alterações, levam a uma série de problemas de saúde, incluindo o risco de doenças cardíacas e osteoporose.

Durante o climatério, a pressão arterial pode aumentar e seu sistema imunológico ficar mais fraco, apresentando sintomas diversos como irritabilidade, problemas na memória e falta de libido.

O que é menopausa?

Há um momento na vida de uma mulher em que ela é considerada na menopausa. Isso significa que os hormônios que permitem que ela tenha ciclos menstruais pararam de funcionar.

Normalmente, considera-se que começa quando os ovários de uma mulher param de funcionar por completo.

Os sintomas da menopausa podem incluir ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e menos energia.

Como os dois se relacionam

A menopausa e o climatério são resultados da queda de produção hormonal que o corpo da mulher produz, onde geralmente ocorre por volta dos 40 anos ou início dos 50 anos.

O estágio de climatério antecede a menopausa, em média de 12 meses antes, em que ainda há presença hormonal, enquanto que, a menopausa é o momento em que os hormônios param de ser produzidos totalmente.

A saber, a menopausa, é uma etapa mais longa do processo final da queda hormonal, onde os sintomas desconfortáveis podem permanecer por um tempo médio de 10 anos.

Contudo, o médico ginecologista pode ajudar a minimizar os efeitos do período.

Tratamento para Menopausa e Climatério

Existem vários tratamentos disponíveis para a menopausa e climatério, dentre eles, a terapia de reposição hormonal, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da paciente.

A cirurgia geralmente é recomendada apenas para mulheres que têm uma forma extrema de menopausa, ou que não conseguiram tolerar a terapia de reposição hormonal.

Além disso, mudanças na dieta podem ser parte do tratamento e que os resultados costumam ser bons para a saúde geral feminina.

Por fim, é importante lembrar que, mesmo com a diminuição e a própria parada de produção hormonal, os cuidados ginecológicos do sistema reprodutivo e das mamas devem ser mantidos, tanto para prevenção, diagnóstico precoce e orientação sobre as formas de encontrar prazer e bem-estar nessa nova fase da vida.

imagem que representa a logomarca do whatsapp