O que é a síndrome do ovário policístico?
A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal de causa desconhecida, que se caracteriza pela formação de diversas bolsas preenchidas de líquido dentro dos ovários. Sabe-se que um fator de risco é a presença de hiperinsulinismo. O hiperinsulinismo é um quadro que leva à secreção inapropriada de insulina, o que leva a um consumo maior de carboidratos que elevam a glicemia e podem favorecer o ganho de peso.
O ovário policístico está associado à obesidade e pode provocar alterações menstruais e diversos sintomas que podem impactar na rotina da mulher. Como é uma doença que afeta o corpo a nível sistêmico, pode sem ser necessárias medicações de controle de diabetes e hipertensão, além da terapia hormonal.
Quais são os sintomas do ovário policístico?
O ovário policístico provoca uma série de sintomas no corpo como um todo. Quando não tratado, pode provocar infertilidade, diabetes, doenças cardiovasculares e apneia do sono. Os principais sintomas do quadro são:
- Espaçamento e alterações no ciclo menstrual;
- Obesidade;
- Acne;
- Infertilidade;
- Aumento da quantidade de pêlos nas mamas, face e abdômen;
- tendência à depressão.
Como é o tratamento do ovário policístico?
O tratamento do ovário policístico envolve pílulas anticoncepcionais e medicações para controle de glicose e hipertensão. A perda de peso e um estilo de vida saudável também são recomendados, para auxiliar na melhora do quadro.
A síndrome do ovário policístico demanda a avaliação cuidadosa de um ginecologista e pode ser necessária uma abordagem multidisciplinar, para auxiliar no controle da obesidade ou de variáveis emocionais. O Dr. Daniel Gallo pode te ajudar no tratamento do quadro e na recuperação da sua saúde. Entre em contato e agende uma consulta!