Primeiramente, é fundamental lembrar que existe uma distinção entre marcas de expressão e rugas. As marcas de expressão se estabelecem quando mexemos os músculos faciais para nos exprimir, independente da idade. Quando nos atentamos, por exemplo, com vincos instantâneos desenvolvidos entre as sobrancelhas e que tendem a virarem definitivos.
Já as rugas são sinais mais fundos decorrentes do envelhecimento, também respectivamente pela ação de elementos externos como sol, vento, tabaco e poluição. Conforme o tempo passa, a pele vai perdendo a profundidade, devido à incidência menor de colágeno, que é o que causa a sustentação e consistência da pele e o aumento das ações dos músculos do rosto.
Veja alguns dos principais tipos de rugas.
Rugas da Testa
Linhas que se estabelecem na área dos olhos.
Rugas de Preocupação
Sinal entre as sobrancelhas.
Pés de Galinha
Ficam ao redor e, especialmente, nos cantos dos olhos com forma muito parecida com pés de galinha.
Código de Barras:
Sinais que se desenvolvem abaixo do nariz e bem acima da boca e se assemelham com os códigos de barras dos produtos.
Bigode Chinês
São aqueles vincos que se constituem do canto do nariz até o dos lábios, com o aspecto de parênteses ao redor da boca.
Linhas de Marionete
São as dobras que compõem desde o canto da boca até o queixo, similares com as fissuras encarregadas pela movimentação da boca de marionetes.
Vale lembrar que qualquer pergunta sobre a aplicação de técnicas estéticas deve ser encaminhada ao dermatologista, somente ele pode recomendar qual o melhor tratamento, com resultados promissores e evidentes.